Por favor, digite seu nome de usuário e endereço de email. Obter nova senha
Registre agora
x
Somus.org
Juntos Somus Muito Mais....
Sociedade da Música Organizada
SOMUS.ORG

SuperFãs: carreira musical sustentável

No Rating

Ao longo da trajetória de um artista independente, seus anos de estrada e claro, sua música criada, constroem um círculo de admiradores. Seja qual for seu estilo musical, sexo, nacionalidade, se você promove sua música e faz isso de coração, esteja certo que existem pessoas que torcem para que seu trabalho decole. E não obstante a torcer, estas pessoas estão dispostas a lhe ajudar a fazer isso.

Você pode estar rindo, achando que isso é uma “piada”, afinal, até hoje seu trabalho não “deu certo” como você planejava. Se esse é o seu caso, esse post é muito mais direcionado a você.

Ao longo desse texto,  você vai ver:

  • O que são Superfãs
  • Como você pode criar uma carreira sustentável ​​com base no apoio de um círculo interno de Superfãs
  • Como identificar esses aliados em torno da sua carreira

Há algum tempo atrás, um amigo postou em seu perfil no Facebook a seguinte frase: “Pessoal, são 10 horas da manhã. Ontem, nesse horário, eu estava trabalhando, mas hoje escrevo a vocês de casa. Fui demitido. Quem tiver alguma vaga na área de TI que possa me indicar, serei eternamente grato!“. No dia seguinte desse post no Facebook,  ele já estava contratado para trabalhar em uma empresa.

Vou chamar este meu amigo de Junior. Júnior é uma pessoa inspiradora, amiga, em todos os sentidos. Ele é o tipo de amigo que já perdeu muito na vida para ajudar seus próprios amigos. Por exemplo, ele chegou a ser “rebaixado” em um de seus empregos por se opor a um chefe que atacava sem dó nem piedade os estagiários. Um cara justo, brincalhão, que fala com todos da mesma forma, ama viver. Impossível não ter pelo menos apreço por ele. Com esse perfil, Junior construiu uma irmandade, um círculo fraterno de amor, respeito, gratidão e reciprocidade em torno de seus amigos.

Graças a seu círculo de Super Amigos, Junior está podendo sustentar sua família hoje.

Te contei essa história real pra você entender o poder que uma rede de pessoas tem para sustentar um trabalho. Os Superfãs são a base que todo artista necessita, seja ele independente ou contratado. Nos tempos de crise, são eles que seguram a onda. Os Superfãs são os “amigos do Junior” que estão em torno do seu trabalho.

Mas, note que eu não falei fã, eu disse Super Fã. Superfãs são poucos, mas valem por todos os fãs.

Superfãs não apenas curtem seu post. Eles compartilham, dão sugestões, pedem shows do artista, enviam mensagens de apoio, divulgam sua música sem que você tenha pedido. Se você pede algo a mais, eles são os primeiros a atenderem dentro de suas possibilidades.  Superfãs estão discutindo sobre sua música, geram o comentário em torno do seu trabalho.

Eu acredito que agora você esteja começando a identificar pessoas que reagem como Superfãs em torno da sua música, não é?

Superfãs são valiosos, mas, infelizmente, grande parte dos músicos não identifica neles essa importância e nem tão pouco os utiliza como fonte de uma estratégia promocional ou comercial. Superfãs são como os amigos do junior, são uma irmandade. Eles valem ouro!

Agora, como começar a ter a força desse grupo?

Trate-os como eles merecem, com exclusividade. Crie um grupo separado, secreto, apenas com os Superfãs. Identifique as pessoas que mais comentam, compartilham, reagem à sua música e junte-as em um grupo secreto. Crie ali seu exército. Mostre com atitudes que você os considera especiais. Somente para essas pessoas, retribua informações valiosas, especiais e peça que te ajudem seja na compra de seu material ou na promoção. Note que você não terá o maior número de pessoas neste núcleo, mas com toda a certeza, você reunirá o público que será responsável por 80% dos seus resultados.

Agora, uma informação que você provavelmente não sabia:

Um estudo feito pelo instituto Nielsen mostrou que um “Superfã” gasta mais de R$ 1.000,00 a cada ano em música, shows e merchandising e mais da metade (53%) disseram que estariam dispostos a pagar para obter conteúdo exclusivo de seu artista favorito.

Uma vez que você percebe a importância de cultivar um relacionamento com Superfãs, você estará livre para fazer sua música se auto-sustentar. Atente que eu falei a palavra cultivar. Lembra do Junior? Ele nunca vendeu nada para seus amigos, nunca mostrou “interesse” pela amizade. Na verdade ele perdeu muito para manter aquelas amizades e talvez, esse foi o motivo para uma reciprocidade tão avassaladora que hoje ele tem.

Será que você possui a mesma linha de relacionamento com seu público?

É assim que nascem os Superfãs.

É assim que sua música pode começar a ter resultados avassaladores.

Tags

0 pensamentos sobre “SuperFãs: carreira musical sustentável”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes

SoundCloud

Setembro 2017
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930