Por favor, digite seu nome de usuário e endereço de email. Obter nova senha
Registre agora
x
Somus.org
Juntos Somus Muito Mais....
Sociedade da Música Organizada
SOMUS.ORG

Porque você não consegue fazer shows

No Rating

Uma das maiores reclamações dos músicos é a enorme dificuldade de realizar shows que agreguem valor à sua carreira. Expandir uma agenda de eventos ou mesmo ter oportunidades profissionais  é sem dúvida um “calo” nos pés de muita gente.

Quando não precisam pagar para tocar (literalmente), boa parte da classe se submete a situações que acabam por desestimular a permanência na atividade musical. Colocar o pé na estrada, muitas vezes, serve para extinguir muitas carreiras.

Os motivos para essa baixa, são falados aos montes. Há aqueles que reclamam dos “favorecimentos” dados a certos artistas, há outros que reclamam da cena brasileira. Outros dizem que a música brasileira morreu. Não estou aqui para condenar qualquer um dos que se posicionam dessa forma, mas quero levar você a uma reflexão. Será realmente que esses são os únicos fatores?

Tenho trabalhado com artistas independentes. Nesse período, acompanho resultados que contrastam e muito com as reclamações que citei acima.  Talvez você esteja errando ao longo da sua carreira e esses erros são os motivos de muitas portas fechadas. Talvez o problema não esteja fora, mas dentro. Já pensou nisso?

Enumerei 5 pontos que podem estar influenciando negativamente seu desempenho na hora de conseguir oportunidades para shows e eventos. Vamos lá:

1 – Você não possui uma base de fãs

Quero te mostrar uma coisa. Pense comigo: Se você fosse um dono de casa noturna, pub, promotor de eventos, qual seria seu maior objetivo? Com certeza a resposta é ter pessoas pagando ingressos, consumindo seus produtos e serviços para gerar a receita que vai sustentar o seu negócio.

Agora, que tipo de atração você, empresário, contrataria com esse cenário? Claro, um artista que por si só entregue aquilo que você precisa: Público.

Ter uma base de fãs é ESSENCIAL pra você conseguir uma boa agenda de shows. Mostrar a um contratante que você mobiliza público em torno do seu trabalho é a credencial para conquistar sua confiança. E essa mobilização começa no digital, pela internet. Atrair pessoas à sua música, convertê-las em fãs e se relacionar com esse público cria a moeda de troca que você precisa para ter acesso a essas oportunidades.

 

Pela internet, o grupo gera exclusividade, cria canais fechados, apenas para fãs e entrega conteúdo de muito valor. Sua base de admiradores é muito, mas, muito fiel e crescente. A agenda de shows, maior do que a de artistas bastante conhecidos no Brasil.  Os limites transpõem o território nacional.

2 – Você não apresenta bem o seu trabalho

Oportunidades podem ser provocadas, podem ser conseguidas e também podem aparecer espontaneamente. Mas, é fato que quando elas aparecem, nem sempre encontram músicos preparados para aproveitá-las. Existem músicos que descuidam na hora de “vender o seu peixe”, no momento de apresentar seu material a um profissional que pode abrir portas. Por mais básico que seja, ter um ambiente contendo suas músicas, vídeos e biografia faz uma diferença grande. Imagine um promotor de um grande show que está aberto para inserir bandas no line up de abertura? Que tipo de artista irá conquistá-lo? O mais completo em som e informações.

3 – Você possui pouco ou nenhum material “ao vivo”

É claro que, além de desejar músicos que atraiam público, o mercado exige qualidade. Mostrar sua performance ao vivo precisa estar nos planos, sempre. Lembre-se, você que deseja ser contratado para realizar shows, está se candidatando a prestar um serviço de entretenimento. E fica muito mais fácil de vender esse serviço se você mostra provas que o faz com maestria.

4 – Seu repertório não está de acordo com o público

Se você  tem sido negativado por muitos contratantes, vale a pena verificar se o tipo de som que está mostrando está de acordo com o público que você propõe a entreter. Estar alinhado com o perfil da casa noturna ou evento é essencial.

5 – Você não acredita que pode

A maior barreira na vida de muitos músicos  é o seu próprio pensamento. Henry Ford disse certa vez: “Se você pensa que pode, você está certo. Se pensa que não pode, também.”.  Pra muita gente, conquistar boas oportunidades de shows é uma utopia, algo que ela não poderá ter.

Tags

0 pensamentos sobre “Porque você não consegue fazer shows”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes

SoundCloud

Novembro 2017
S T Q Q S S D
« Out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930